Busiswa – Sel’Amanzi (feat. Xelimpilo, Oskido & Pex Africah)

Busiswa - Sel'Amanzi background
Busiswa – Sel’Amanzi (feat. Xelimpilo, Oskido & Pex Africah)
Busiswa
Sel'Amanzi
54 Downloads download icon

ouvir musica

previous
play_pause
next
speaker
0:00
0:00

Baixar Musica MP3 download icon

  • Author: Busiswa(feat. Oskido)
  • Titulo: Sel'Amanzi
  • Categoria:
  • Ano: 2024
Busiswa - Sel'Amanzi Download mp3

biografia de Busiswa

Busiswa Gqulu (nascido em 8 de novembro de 1988), conhecido  pormononimamente como Busiswa ou Busi , é uma cantora, compositora e poeta sul-africano . Nascido em Mthatha , Eastern Cape, África do Sul, que ela ganhou reconhecimento público pela sua característica de DJ Zinhle música ‘s, “My Name Is”, depois de ter sido descoberto por do Kalawa Jazmee CEO Oskido .

Depois de uma colaboração de sucesso com DJ Zinhle, ela lançou sucessos como “Ngoku”, “Lahla”, e participou do hit de Bhizer, “Gobisiqolo”. Em 8 de dezembro de 2017, ela lançou seu álbum de estreia, Highly Flavored , precedido pelo single “Bazoyenza”. Ao longo de sua carreira, Gqulu recebeu inúmeros elogios. Em 2014, foi nomeada no Mail & Guardian 200 Young South Africans .

Juventude

Busiswa Gqulu nasceu em 8 de novembro de 1988 em Mthatha, Eastern Cape. Quando ela era jovem, sua família se mudou para Durban devido ao trabalho de seus pais . Aos 15 anos, Gqulu desenvolveu uma paixão por escrever poemas. “Faço poesia desde 2004, quando estava no 11º ano”, lembrou ela.  Ela realizou seu primeiro trabalho de poesia no funeral de sua avó. Em 2005, ela se juntou ao coletivo Young Basadzi Women of Poetry. Desde então, ela apresentou sua poesia em eventos corporativos, sessões de poesia,shows de talentos,  e festivais. Ela também organizou seus eventos mensais de poesia, chamados de “1st Word Sessions” no Bat Centre em Durban.

Após o colegial, Gqulu executou seus poemas enquanto tentava encontrar um emprego adequado. Ela foi então empregada em um centro de arte para ensinar artes a crianças em idade escolar. Os pais de Gqulu apoiaram sua escolha de carreira, pois não tinham dinheiro para levá-la para a universidade.

 

Carreira

2011-2012: início de carreira 

Enquanto se apresentava em leituras de poesia ao vivo, ela conheceu um amigo que a apresentou a Sir Bubzin. [18] Sir Bubzin a convidou enquanto produzia a música “Syaphambana”. Ele então sugeriu apresentá-la na execução de seus poemas na faixa. [8] Gqulu e Sir Bubzin mais tarde assinaram com a Kalawa Record pelo CEO, Oskido, depois de ouvir a música. [19] A canção foi lançada posteriormente na primeira compilação Kalawa Jazmee Dance em 2011. [20] Mais tarde naquele ano, Gqulu foi chamado por Oskido para gravar “My Name Is Busiswa”, que foi produzida pelo DJ Zintle. [21]

 

A colaboração resultou em um crédito de co-autoria para Gqulu. [22] Depois de gravar a música em 2011, ela se mudou para Joanesburgo, assinando com a Kalawa Jazmee Records. [9] A canção foi um sucesso e recebeu extensas exibições nas rádios sul-africanas desde seu lançamento. Gqulu conseguiu shows em vários países, incluindo Zimbábue , Angola e Namíbia . A canção foi indicada para o prêmio Channel O Africa Music Video, incluindo o vídeo de dança mais talentoso e o vídeo do ano. A canção teve outra indicação ao Prêmio de Música Sul-Africana de Gravação do Ano. [23]

 

2013-2016: Ngoku e choque de Coros

“Ngoku” foi lançado em 11 de março de 2013 como um single não-álbum no iTunes. A música foi acompanhada por um vídeo divulgado no YouTube. [24] “Ngoku” se tornou um hit dance com seu refrão cativante. A faixa teve vários airplays e foi um sucesso comercial. Gqulu promoveu o single apresentando-o no programa de música e.tv Club808, com Oskido. No Channel O Africa Music Video Award de 2014 , a música venceu a categoria de Dança dos Mais Superdotados e ela cantou a música posteriormente na cerimônia de premiação. [25]

 

Em novembro de 2013, Gqulu lançou um single, “Lahla” com Dj Bucks e Uhuru. O vídeo da música acumulou mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.Gqulu junto com Dj Bucks, executou a música ao vivo no programa musical SABC1 Live Amp. Ela também cantou a música no 2015 Metro FM Awards.

 

Em setembro de 2016, Gqulu juntou-se à quarta temporada de Clash of the Choirs , como um Choirmaster com Kelly Khumalo , Anele Mdoda,  JR , Bucie , Sifiso Ncwane e IFANI. Ela era a maestrina do KwaZulu-Natal . [33] Sua equipe foi eliminada após uma batalha com a equipe Western Cape liderada pela IFANI.

 

2017-presente: Altamente aromatizado e Vida Verão

Em agosto de 2017, Gqulu anunciou que seu álbum de estréia se chamaria Highly Flavored . Ao longo do restante de 2017, Gqulu participou de vários singles, incluindo Tipcee “Isichathulo” e Dj Maphorisa “Vuvushka” e “Midnight Starring”.  “Bazoyenza”  foi lançado como o single principal do álbum. Gqulu lançou seu álbum de estreia altamente antecipado Highly Flavored , que apresenta DJ Maphorisa , Busi N, DJ Athie, Da Fre, DJ Toxic, Nokwazi , Moozlie , Lando e Yasirah. O álbum foi indicado ao South African Music Awards de Melhor Álbum Kwaito e de Melhor Artista Feminina.

 

Gqulu anunciou oficialmente o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Summer Life , em sua conta do Instagram; o álbum foi lançado em 12 de novembro de 2018, de forma independente, pela nova empresa própria Busiswa Entertainment da Ngqulu. Em 31 de agosto, o Príncipe Kaybee lançou “Banomoya” com Busiswa e TNS. 

 

Em 2019, Ngqulu recebeu duas nomeações no 25º South African Music Awards , na categoria de Melhor Álbum de Dança por seu aclamado álbum Summer Life e Melhor Categoria Feminina. Também em 2019, Busiswa participou do álbum The Lion King: The Gift , de Beyoncé , na faixa “My Power”.

 

Vida pessoal

Gqulu passou seus primeiros anos sob os cuidados e orientação de sua falecida mãe e avó, que foram uma grande influência na formação de sua personalidade forte. Em 8 de novembro de 2017, ela revelou que estava grávida em sua conta do Instagram . Em 8 de janeiro de 2018, Gqulu deu à luz um filho, Lakhanya Gqulu. 

 

Outros empreendimentos

Além de sua música e poesia, Busiswa também trabalha para a Art for Humanity (AFH ), onde ela oferece oficinas para crianças em idade escolar, como um meio de ajudar a desenvolver o gosto pela poesia e pelas artes visuais. Gqulu também trabalha com o Escritório de Desenvolvimento Juvenil do Departamento de Educação do Distrito de Umlazi, ensinando alunos a falar em público, debates e poesia performática.

 

Discografia

  • Altamente aromatizado (2017)
  • Vida de verão (2018)

 

Veja também

  • Lista de prêmios e indicações recebidos por Busiswa
  • Lista de músicos sul-africanos
  • Lista de músicos africanos

biografia de Oskido

Oscar Bonginkosi Mdlongwa (nascido em 23 de novembro de 1967) é um artista musical sul-africano, DJ, produtor musical e empresário. [2] Estando na indústria musical por mais de 30 anos, Oskido alcançou um status de destaque na indústria musical sul-africana, mais ainda na cultura popular jovem. Ele é, sem dúvida, um dos artistas pioneiros que popularizou o gênero musical Kwaito fora dos municípios da África do Sul, e ele foi fundamental para o surgimento do afro-house e de gêneros mais novos como o amapiano. Oskido é o cofundador da Kalawa Jazmee Records (anteriormente Kalawa Records), uma gravadora que é o lar de artistas musicais como Mafikizolo ,Bongo Maffin e muitos outros grupos importantes.

 

Filho do falecido Esaph Mdlongwa, político do Zimbábue , e mãe Emily Sophia Molifi, Oskido passou a maior parte de sua juventude no município de Luveve 5, em Bulawayo, no Zimbábue. Aqui ele terminou sua educação básica após se formar na Gifford High School, Bulawayo.

 

A carreira de Oskido começou depois que ele se ofereceu para se apresentar no Razzmatazz quando o DJ programado não apareceu. O falecido Ian Sigola desempenhou um papel importante em guiá-lo na cena do clube, emprestando-lhe seus vinis. Depois de retrabalhar canções e formular seu próprio som em estúdio, ele lançou as compilações em cassete ‘Mixmaster’ e ‘Big Jam’, aumentando assim sua popularidade fora de Joanesburgo, antes de ser apresentado a Bruce “Dope” Sebitlo, um sulista Artista musical africano que foi parceiro de Oskido no grupo Brothers of Peace. Sob a bandeira dos Irmãos da Paz, Oskido e Sebitlo lançaram e produziram oito álbuns entre 1994 e 2004, incluindo o clássico kwaito ‘Makwerekwere’, que desencorajou a xenofobia em estrangeiros, especialmente em zimbabuenses. bem como ‘Traffic Cop’ e os inovadores álbuns ‘Project A’ e ‘Zabalaza: Project B’, que são pioneiros do afro-house. A faixa-título de ‘Zabalaza’ chegou às pistas de dança em todo o mundo quando Louie Vega a licenciou e remixou para seu selo MAW Records. Ele também foi influente na formação de grupos como Mafikizolo, Bongo Muffin e Trompies.

 

Kalawa Jazmee Records (às vezes “KJ Records”) foi formada como Kalawa em 1992 por Christos Katsaitis, Don Laka e DJ Oskido e recebeu seu nome das duas primeiras letras de seus respectivos sobrenomes (Oskido costumava usar “Warona” na época). Boom Shaka (Lebo Mathosa, Theo Nhlengethwa, Junior Sokhela e Thembi Seete) foram a primeira contratação do novo selo, com o álbum de estreia “It’s About Time” lançado em 1993. Juntando-se ao selo da Trompie Jazmee em 1995, ele então se tornou conhecido como Kalawa-Jazmee Records, mais tarde, eliminando o hífen completamente. A empresa é atualmente dirigida por Oscar Mdlongwa, Don Laka, Bruce “Dope” Sebitlo, Zynne ‘Mahoota’ Sibika, Mandla ‘Spikiri’ Mofokeng e Emmanuel ‘Mjokes’ Matsane. A gravadora tem estado na vanguarda da cultura jovem e produziu outros atos importantes como Bongo Maffin, Mafikizolo, Thebe, Alaska, Professor, Uhuru, Dr Malinga Black Motion, Zonke, Winnie Khumalo, DJ Zinhle, Busiswa e muitos outros.

 

Kwaito é um gênero musical originalmente criado na África do Sul durante os anos 1990. Foi descrito como a música que define a geração que atingiu a maioridade após o apartheid. Oskido foi um dos primeiros artistas a produzir faixas de kwaito adicionando vocais às batidas de house de ritmo lento, e tornou-se popular na África do Sul. Mas a música de Oskido pode ser diferenciada do resto do gênero Kwaito com seus elementos particulares de jazz. Seu co-criador, Don Laka, que é um maestro do jazz, deu à sua produção um som híbrido que os diferencia dos demais. Oskido e seus parceiros de produção enfrentaram uma avalanche de críticas de todos os setores da indústria musical pela criação do Kwaito. Sua contribuição para o desenvolvimento da dance music na África do Sul lhe rendeu um Prêmio de Reconhecimento Especial no Channel O Music Video Awards de 2012. Ele também foi parte da tripulação Kalawa Jazmee homenageado no SA Dança Music Awards no mesmo ano.

 

Oskido também é conhecido por sua série de compilações ‘Church Grooves’, que começou em 2001 e mudou a cara das compilações de house sul-africanas, tornando-as um grampo na indústria pelos próximos vinte anos. Em 2012 lançou o projeto “I Believe”, que também é o nome de seu programa de rádio na Metro FM. Este programa, que foi iniciado com seu parceiro Madlozi, Maloka, e o NYDA, e visa transformar jovens nomes da música em homens e mulheres de negócios sérios.

Em meados dos anos 2000, junto com Greg Maloka, DJ Fresh, Vinny Da Vinci e DJ Christos, ele fundou a DJU (Deejays Unite), e essa equipe foi responsável por equipar jovens nomes da música e DJs com valiosas informações da indústria por meio do Southern African anual Conferência musical (SAMC). A conferência levou nomes como Black Coffee, DJ Tira, Euphonik e outros a entrarem na indústria da música e abriu portas para muitos outros.

No verão de 2019, ele lançou um novo álbum chamado ‘Akhiwe’, que combinava seu som distinto de meio-tempo com o gênero amapiano emergente. Ele colaborou com vários artistas no álbum, incluindo os pioneiros amapiano Kabza De Small e MFR Souls, e vocalistas como Toshi (que foi nomeado Melhor Vocalista de 2018 pela Traxsource), Monique Bingham, Winnie Khumalo, Zonke Dikana e Tamara Dey, cuja carreira Oskido ajudou a dar o pontapé inicial quando ela cantou no BOP’s “That’Impahlayakho”.

A estes nomes importantes juntam-se talentos mais jovens e igualmente talentosos, incluindo Drum Pope (que colaborou com DJ Vetkuk vs Mahoota) e Mapiano, que trabalhou num primeiro (e de grande sucesso)  cortado deste LP, “Balambile”. O atmosférico “Ma Dlamini” apresenta o professor ex-aluno de Kalawa.

No início de 2019, Mdlongwa compartilhou uma foto de seu novo restaurante, Daruma By Oskido Japanese Restaurant, em Waterfall Corner em Joanesburgo.

 

Discografia

  • Mixmaster Vol. 1 (1991–1994)
  • Big Jam Vol. 1 & 2 (1993–1995)
  • Brothers of Peace (with Christos and Don Laka) (1994)
  • Brothers of Peace: Traffic Cop (1995)
  • Brothers of Peace: King of Kwaito Uyagawula (1996)
  • Oscar Warona: Mother Paka (1997)
  • Brothers of Peace: Sphithiphithi (2000)
  • Brothers of Peace: Project A (2001)
  • Oscar Warona: Godzilla (2001)
  • Church Grooves Vol. 1–10 (2001–2010)
  • Brothers of Peace: Project B (2003)
  • Brothers of Peace: Project C (Zabalaza – The Struggle) (2003)
  • Brothers of Peace:Project D (2004)
  • Oskido I Believe 2013 (2012)
  • Akhiwe (2020)
  • Star Taxi
  • Oscar Warona: The New Testament
  • Oskido, Pearl Thusi, focalistic,Nokwazi Une Mali (2021)

Busiswa - My Side Of The Story
Busiswa – Sel’Amanzi feat. Xelimpilo, Oskido & Pex Africah mp3 download. Disponível a música da cantora Busiswa intitulada “Sel’Amanzi” que conta com participação do musico Xelimpilo, Oskido & Pex Africah. Faça já o download mp3, baixa, escute e compartilhe a partir das plataformas abaixo disponíveis.

DOWNLOAD MP3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *