Drake foi homenageado com o prêmio de Artista da Década no Billboard Music Awards na noite de domingo (23 de maio).
Depois que seus amigos e familiares entregaram o prêmio, Drake entrou no palco com seu filho Adonis.
Ele fez um discurso no qual falou sobre como sua falta de confiança em sua música – como ele sempre se perguntou como poderia fazer música melhor – o levou a continuar fazendo sem parar.
Aubrey Drake Graham (nascido em 24 de outubro de 1986) é um rapper, cantor, compositor, ator e empresário canadense.
Uma figura proeminente na música popular, Drake é creditado por popularizar o som de Toronto.
Ele ganhou reconhecimento pela primeira vez como ator na série de televisão dramática adolescente Degrassi: The Next Generation (2001-2007), com a intenção de seguir carreira na música, ele deixou a série após lançar sua mixtape de estréia Room for Improvement.
Aubrey Drake Graham nasceu em 24 de outubro de 1986 em Toronto, Canadá.
Seu pai, Dennis Graham, é afro-americano e católico praticante de Memphis, Tennessee, que trabalhou como baterista, se apresentando ao lado do músico country Jerry Lee Lewis.
Sua mãe, Sandra “Sandi” Graham (nascida Sher), é uma judia Ashkenazi que trabalhou como professora de inglês e florista.
Em sua juventude, ele frequentou uma escola judaica e tornou-se um bar mitzvah.
Drake foi criado em dois bairros de Toronto.
Ele então se mudou para um dos bairros ricos da cidade, Forest Hill, em 2000.
Quando questionado sobre a mudança, Drake respondeu: “[Tínhamos] a metade de uma casa onde poderíamos morar. As outras pessoas ficavam com a metade superior, nós tínhamos a metade inferior. Eu morava no porão, minha mãe morava no primeiro piso. Não era grande, não era luxuoso. Era o que podíamos pagar”.
Ele frequentou o Forest Hill Collegiate Institute, onde demonstrou afinidade com as artes, atuando pela primeira vez enquanto um aluno ativo na escola, e depois de um tempo abandonou para se concentrar em sua carreira.
Mais tarde, ele se formou em outubro de 2012.
Drake citou vários artistas de hip hop como influenciando seu estilo de rap, incluindo Kanye West, Jay Z, e Lil Wayne, ao mesmo tempo que atribuiu vários artistas de R&B como influentes para a incorporação do gênero em seu próprio música, incluindo Aaliyah e Usher.
Drake também deu crédito a vários artistas de dancehall por posteriormente influenciarem seu estilo caribenho, incluindo Vybz Kartel, a quem ele chamou de uma de suas “maiores inspirações”.
Enquanto a música anterior de Drake abrangia principalmente hip hop e R&B, sua música mergulhou no pop e trap nos últimos anos.
Além disso, sua música influenciou cenas regionais, incluindo o dancehall da Jamaica e o drill do Reino Unido.
Drake é conhecido por suas letras egoístas, habilidade técnica e integração de sua história pessoal ao lidar com relacionamentos com mulheres.
A maioria de suas músicas contém elementos de R&B e hip hop canadense, e ele combina rap com canto.
O conteúdo lírico que Drake implanta é normalmente considerado emocional ou “convencido”.
No entanto, Drake é muitas vezes reverenciado por incorporar temas de esbanjamento de dinheiro, uso de drogas e mulheres em contextos mais novos e idealizados, muitas vezes conseguindo isso por meio de seu aumento do significado típico de frases nas quais ele combina uma perspectiva objetiva e subjetiva em um só vocal.
Ele lançou 2 projetos independentes, Comeback Season e So Far Gone, antes de assinar com a Young Money Entertainment.
Drake lançou seu primeiro álbum de estúdio Thank Me Later em 2010, que estreou no número um na Billboard 200 dos EUA.
Ele alcançou grande sucesso de crítica com Take Care (2011), e sucesso comercial com Nothing Was the Same (2013) e sua primeira mixtape comercial “If YOu Are Reading This Is Too late” (2015), os dois últimos foram certificados multi-platina nos Estados Unidos.
O quarto álbum de Drake, Views (2016), ficou no topo da Billboard 200 por 13 semanas não consecutivas, tornando-se o primeiro álbum de um artista solo masculino a fazê-lo em mais de uma década.
Comercializada como uma lista de reprodução, a segunda mixtape comercial solo de Drake More Life (2017) estabeleceu múltiplos recordes de streaming.
Em 2018, ele lançou o álbum duplo Scorpion, que produziu três singles número um na Billboard Hot 100.
A terceira mixtape comercial de Drake, Dark Lane Demo Tapes (2020), apresentou o single principal número um da Hot 100, “Toosie Slide”.
Em 5 de março, Drake lançou um EP intitulado Scary Hours 2, que inclui três músicas: “What’s Next”, “Wants and Needs” com Lil Baby e “Lemon Pepper Freestyle” com Rick Ross.
Ele então apareceu no single “Solid” da compilação Slime Language 2 da YSL Records, ao lado de Gunna e Young Thug.Em 14 de maio, Drake foi apresentada ao lado de Lil Wayne em “Seeing Green”, da ex-colega de gravadora Nicki Minaj, uma nova canção no re-lançamento de streaming de sua mixtape de 2009 Beam Me Up Scotty.
Como empresário, Drake fundou a gravadora OVO Sound com o colaborador de longa data “Noah 40” e Oliver Khalib em 2012.
Em 2013, Drake foi anunciado como o novo “embaixador global” do Toronto Raptors, juntando-se assim ao comitê executivo da franquia da NBA.
Em 2016, Drake anunciou seu desenvolvimento com o empresário americano Brent Hocking do whisky bourbon Virginia Black, eventualmente quebrou recordes de vendas no Canadá.
Entre os artistas musicais que mais vendeuo, com mais de 170 milhões de singles e álbuns vendidos, Drake é classificado como o artista de singles digital mais certificado do mundo pela RIAA.
Ele ganhou 4 Grammy Awards, 6 American Music Awards, um recorde de 27 Billboard Music Awards, 2 Brit Awards e 3 Juno Awards.
Drake também detém vários registros gráficos da Billboard, ele tem o maior número de sucessos no Top 100 da Billboard Hot 100, as músicas mais mapeadas (209) de todos os artistas da Billboard Hot 100, as músicas mais mapeadas simultaneamente da Hot 100 em uma única semana (27), o tempo mais contínuo no o Hot 100 (431 semanas), e o mais Hot 100 estreia em uma semana (22).
Uma figura proeminente na cultura pop, Drake é amplamente creditado por popularizar o som de Toronto para a indústria da música e liderar a “invasão canadense” das paradas americanas.
Maura Judkis, editora do Washington Post, atribui a Drake a popularização da frase “YOLO” nos Estados Unidos com seu single “The Motto”, que inclui “Você só vive uma vez: esse é o lema, mano, YOLO.”
Drake depois popularizou o termo “The Six” em 2015 em relação à sua cidade natal Toronto, tornando-se posteriormente um ponto de referência para a cidade.
O videoclipe de “Hotline Bling” se tornou viral devido às escolhas excêntricas de Drake na dança.
O vídeo foi remixado, memed e muito comentado devido à natureza não convencional de Drake na música, fazendo com que ganhasse popularidade no YouTube, gerando várias paródias.
Drake também lançou sua própria coleção de Air Jordans, apelidada de “Air Jordan OVOs”.
Além disso, seu estilo e senso de vestuário fizeram com que a revista GQ o descrevesse como “[um dos] homens mais elegantes do mundo.”.
A Pitchfork classificou Nothing Was the Same como o 41º melhor álbum da década “até agora” – entre 2010 e 2014, e o classificou em quinto lugar na lista da publicação dos “Top 10 Music Artists” desde 2010.
Como empresário, Drake tem acções e acordos com marcas como OVO Sound, Toronto Raptors, Virginia Black, Apple Music, DreamCrew, Jordan, 100 Thieves e outras.
Drake é pai de um filho chamado Adonis, que nasceu em 11 de outubro de 2017 filho de uma pintora francesa e ex-modelo, Sophie Brussaux.
DISCORAFIA:
Drake lançou cinco álbuns de estúdio, 3 álbuns de compilação, 2 EPs, 7 mixtapes, 139 singles (incluindo 80 como artista em destaque), 5 singles promocionais e 84 videoclipes.
Sua música foi lançada nas gravadoras Universal Motown Records e Universal Republic Records, junto com as subsidiárias Aspire Music Group, Young Money Entertainment e Cash Money Records.
Álbuns de Estúdio:
- Thank Me Later (2010)
- Take Care (2011)
- Nothing Was the Same (2013)
- Views (2016)
- Scorpion (2018)
Álbuns Compilações:
- We Are Young Money (as part of Young Money)
- Rise of an Empire (as part of Young Money)
- Care Package (2019)
Mixtapes e EPs:
- Room for Improvement (2006)
- Comeback Season (2007)
- So Far Gone (2009)
- So Far Gone EP (2009)
- If You’re Reading This It’s Too Late (2015)
- What a Time to Be Alive (com Future)
- More Life (2017)
- Scary Hours (2018)
- The Best in the World Pack (2019)
- Dark Lane Demo Tapes (2020)
- Scary Hours 2 (2021)