Biografia de Neide Sofia
Cantora, activista social e modelo angolana Neide Sofia, nasceu a 04 de Julho de 1989. É autora do single “Mali”, que contou com a participação de Liriany de Castro.
Infância dura
Parece que maior parte dos Homens bem-sucedidos na África são os que tiveram uma vida dura ou simplesmente, difícil se não muito difícil. Neide Sofia é uma dessas personalidades. Sua infância sofrida e que na época em que sua mãe teve tuberculose, ela era ainda pequena (com 10 anos), contraiu a doença onde viu-se obrigada a ser separada da sua progenitora.
Em uma entrevista no programa Zap News disse que:
“Eu vivia com minha mãe, ela apanhou tuberculose e passou-me também, eu tinha 9 á 10 anos, como tuberculose é uma doença contagiosa e, eu vivia com a minha mãe não separávamos os talheres, os pratos e tudo mais, a gente vivia só as duas, não tinha como não apanhar. Depois, os meus tios internaram a minha mãe e, eu fui viver com a minha madrasta no Maculusso e como meu pai”, contou Neide Sofia, acrescentado que ficou com sua madrasta até aos 14 anos onde fez os tratamentos durante esse período. Ela é mãe de dois filhos com pais diferentes: Fábio Dance e Ramos.
Início da carreira
Sua carreira musical começa com o antigo quadripolo “AFrikanas” Ela abandonou o grupo continuando a fazer o mesmo estilo de música que faziam em grupo (Repper). De salientar que ela figura na lista das personalidades angolanas que mais se envolvem em polémicas.
Relacionamentos
Dez (10) anos após o tratamento da Tuberculose (os 24 anos) a cantora descobriu que estava grávida, fruto da relação com Fábio Dance onde após o nascimento da filha, a relação do casal entrou em crise e o fim foi inevitável.
Actualmente Neide Sofia namora com o promotor de eventos, o moçambicano Guyzelh Ramos. De realçar que ela chegou fazer uma tatuagem numa das partes do seu corpo do nome do namorado “Guyzelh.