Biografia de Fany Mpfumo
António Mariva Mpfumo, mais conhecido por Fany Mpfumo foi um cantor moçambicano de marrabenta. Nasceu no popular bairro da Mafalala, a 18 de Outubro de 1928, filho de Mapata Mpfumo e de Georgina Mambana. Faleceu em Maputo, a 3 de Novembro de 1987, com 58 anos de idade.
Começou a cantar aos 7 anos de idade e, em 1947, com apenas 18 anos, deixou Lourenço Marques, actual Maputo, com destino à vizinha África do Sul, onde mercê do seu talento cedo granjeou simpatia e projecção no mundo da música.
Trabalhou com figuras de relevo no panorama artístico sul-africano, a exemplo da “Mamã África” Miriam Makeba, Black Mambazo e Spokes Machiana.
Grava na África do Sul, ao lado de Jafete, Alberto Langa e Francisco Mahecuani, o memorável trecho “Moda xikavalo”, um número original de marrabenta que durante largos anos foi usado como “indicativo” radiofónico de transição do tempo de antena em Xitsonga (Changana) para emissão em Xironga (ronga).
“Dark City Sisters” é o nome de um agrupamento que fundou na África do Sul e, com ele, ainda residindo naquele país vizinho, realizou alguns espectáculos na então Lourenço Marques, actual Maputo.
Autor de verdadeiros hinos da música ligeira moçambicana, Fany Mpfumo, regressou definitivamente ao país em 1973, com 45 anos de idade.
Em reconhecimento da sua grande obra o país o homenageou em 1986, pelos 20 anos de trabalho para a música moçambicana e em 1999 foi editado a título póstumo o seu primeiro CD (RM/Vidisco), com o titulo “Nyoxanini”, composto por 18 temas.