Blaya

 - Blaya
Blaya

  • Artista: Blaya
  • Categoria:
  • Downloads: 199

Biografia de Blaya

Karla Regina Francelino Rodrigues (Fortaleza, 27 de maio de 1987), conhecida pelo nome artístico de Blaya, é uma cantora, compositora e dançarina luso-brasileira.

 

Carreira

Blaya iniciou-se na atividade musical em 2001. Em 2008, juntou-se aos Buraka Som Sistema, parceria que haveria de durar até 2016, uma vez que o grupo está em hiato. Com os Buraka Som Sistema, Blaya já atuou em festivais como o Coachella, I Love Techno, The Mayan, Haunted Mansion, Bowerry Ballroom, Sudoeste, Open’er e Rock in Rio Lisboa, onde também atuou a solo em 2018.

 

Em 2013, lançou o seu primeiro EP a solo, Blaya, que conta com seis temas originais e dois remixes. O EP foi lançado como download gratuito através do extinto site Optimus Discos/ NOS Discos. Para promover o EP, Blaya lançou um videoclipe para um dos seus temas, “Superfresh”. O videoclipe conta com a participação de Agir, DJ Cruzfader e V Unik.

 

Assim que os Buraka Som Sistema entraram em hiato, Blaya lançou um canal no YouTube, intitulado Late Night Blaya, onde falava abertamente sobre sexo e dava dicas sexuais.

 

Em março de 2018, Blaya lançou o single “Faz Gostoso”, que canta com um sotaque próprio do Sudeste do Brasil. “Faz Gostoso” tornou-se um grande êxito em Portugal, tendo passado cinco semanas no número um do Top Português de Singles. O videoclipe de “Faz Gostoso” foi publicado no YouTube em 15 de março de 2018 e, em meados de outubro do mesmo ano, já acumulava mais de 24 milhões de visualizações naquele site. Madonna gravou uma versão de “Faz Gostoso” com Anitta e incluiu-a no seu álbum Madame X, lançado em 2019.

 

A 28 de julho de 2018, Blaya lançou um livro de contos eróticos dirigido ao público feminino, com o nome de Mulheres, Sexo e Manias.

 

Em setembro de 2018, a cantora luso-brasileira lançou simultaneamente os singles “Má Vida” e “Vem na Vibe”, assim como os respetivos videoclipes. “Má Vida” é cantado com sotaque brasileiro e sotaque português, ao passo que em “Vem na Vibe” Blaya canta exclusivamente com sotaque português. No mês, estreou a telenovela portuguesa Valor da Vida, cujo tema de genérico é cantado por Blaya. A canção, intitulada “Tudo Passou”, incorpora elementos musicais e parte da letra do êxito internacional “Lambada”, da banda Kaoma. O videoclipe foi gravado em Guimarães (Portugal), um dos locais da trama de Valor da Vida.

 

No início de outubro de 2018, foi anunciado que Blaya estava entre os cinco artistas nomeados para o prémio Best Portuguese Act, da edição de 2018 dos MTV Europe Music Awards, que decorreu a 4 de novembro do mesmo ano. O prémio acabou por ser atribuído a Diogo Piçarra.

 

No dia 30 de novembro de 2018, Blaya lançou o seu segundo EP, Eu Avisei, que inclui quatro temas: “Eu Avisei” (que conta com a participação de Deejay Telio e a produção dos No Maka (que também produziram o êxito “Faz Gostoso”), “Dilema”, “Primeira Batida” e “Sabes”.O videoclipe de “Eu Avisei” estreou-se no dia anterior e chegou ao primeiro lugar dos vídeos mais virais do YouTube logo no dia seguinte. Em 18 de dezembro de 2018, estreou-se o videoclipe de “Primeira Batida”, que incorpora a língua gestual portuguesa na sua coreografia.

 

Vida pessoal

Blaya mudou-se para Portugal com apenas dois meses de idade. A nível pessoal, Blaya foi mãe de uma menina, chamada Aura Electra Rodrigues Russo, em julho de 2017. Em 2012, Blaya assumiu publicamente a sua bissexualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *